“RAUL: O INÍCIO, O FIM E O MEIO”: O ROQUEIRO BRASILEIRO SOB OS OLHOS DE WALTER CARVALHO


Foi divulgado na última semana o trailer oficial do documentário de Walter Carvalho que conta com detalhes a vida de um dos roqueiros mais importantes do cenário nacional: Raulzito, como apelidado carinhosamente pelos amigos. A previsão de estreia do filme é para janeiro de 2012.
O documentário tem como título o trecho de umas canções mais famosas do roqueiro, Gita, escrita em parceria de Paulo Coelho. A ideia de Walter Carvalho era mostrar o homem por trás do ícone do rock, seus medos, amores e sofrimento, em todas as suas fases.
O filme segue a ordem cronológica da vida de Raul: começando com trechos de sua infância e adolescência. Nessa época, ele já tinha a ambição de entrar para o mundo do rock e começa a fazer parte da psicodélica Raulzito e Os Panteras, que fazia alusão às canções dos Beatles.
A obra traz depoimentos de amigos de Raul, ex-companheiras, fãs, familiares e jornalistas. Paulo Coelho é uma das pessoas que mais conviveram com o roqueiro durante toda sua trajetória. No documentário, ele conta sobre suas parcerias – que não eram apenas musicais, como também alucinógenas, pois o escritor se diz responsável por apresentar todas as drogas ao amigo, inclusive as mais pesadas como a cocaína e o ácido.
Essa parceria entre o escritor e roqueiro vai ainda um pouco mais além: no filme são mostradas cenas da Ordo Templi Orientis (Ordem dos Templos do Oriente), seita que seria a inspiração chave para a criação da Sociedade Alternativa. Os membros da ordem falam sobre a as idéias defendidas pela seita, seus princípios, sobre a importância de Aleister Crowley (que foi uma das fontes mais bebidas para as composições de Raul) dentro dela, entre outras. Eles contam também sobre a concepção errônea que as pessoas têm sobre o diabo e os demônios e são mostradas cenas de seus rituais, como o sacrifício de animais na floresta e pessoas defecando sobre uma fotografia do Papa João Paulo II. Paulo Coelho ainda conta que todos que fizeram parte das seitas e rituais de magia negra pagam por suas escolhas pelo resto de suas vidas.
O documentário ainda ressalta os depoimentos de Blue Caps, Tarik de Souza, Nelson Mota, Caetano Veloso, Roberto Menescal, Tom Zé, Pedro Bial e Marcelo Nova (que é mostrado como um dos sanguessugas da fama de Raul). Kika Seixas, última ex-companheira de Raul comenta sobre a dificuldade do músico em lidar com suas duas doenças: o alcoolismo e a diabetes. Juntas as doenças provocaram a morte de Raul, que teve uma parada cardíaca consequência de uma pancreatite aguda fulminante.
O filme se encerra com cenas dos últimos momentos de Raul e sua morte no Edifício Aliança, ao som de Gita. Não são mostradas as cenas constrangedoras de Raul, como a famosa cena de seu show em Santos, em que ele não consegue cantar ou dizer qualquer palavra, devido ao abuso de drogas e álcool. Assim, a trama demonstra os lados humanos de Raulzito, sem se apropriar de seus vexames, mas sim de suas conquistas, suas amizades e dores. Mostra-se que o Maluco Beleza não era tão maluco assim, era apenas um homem em busca de si mesmo.
Embora o lançamento do filme esteja previsto para janeiro de 2012, ele foi exibido três vezes em caráter de pré-estreia na 35ª Mostra de Cinema Internacional, em São Paulo, no final de outubro e início de novembro.
<a href='http://video.br.msn.com/watch/video/exclusivo-raul-o-inicio-o-fim-e-o-meio/66khoow5?src=v5:embed::' target='_new' title='Exclusivo: &#39;Raul: O Início, O Fim e o Meio&#39;' >Vídeo: Exclusivo: &#39;Raul: O Início, O Fim e o Meio&#39;</a>

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem