CONSUMO DE CAFÉ NO BRASIL AUMENTA E BATE RECORDE

Caso o consumo se mantenha, ao menos, em 4%, Brasil se torna o primeiro país consumidor de café, desbancando o atual líder Estados Unidos.

Por Larissa Moura

O consumo de café no Brasil, em 2010, superou as expectativas do governo. No ano passado, o brasileiro tomou, em média, 4,81 kg de café. Essa quatidade equivale a quase 81 litros da bebida por pessoa. Esse foi o maior nível em 45 anos, informou o Ministério da Agriculta.

Os números de 2010 indicam que os brasileiros já consomem mais que a Itália e a França, grandes consumidoras de café. Além disso, crê-se que se o Brasil mantiver o crescimento de 4% ao ano, em 2012 ele poderá ultrapasar os Estados Unidos, líder de consumo da bebida. Os norte-americanos ocupam o posto de maiores consumidores desde o século XIX.

Para confirmar a estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Café, ABIC, de que o Brasil se torne líder no consumo de café, é preciso que o consumo da bebida nos EUA permaneça (quase) estagnado, o que tem acontecido desde o início da crise financeira que assola o país.

O crescimento do consumo de café no Brasil se deu graças à melhora na economia brasileira. Segundo Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da ABIC, brasileiros, que tradicionalmente consomem café de qualidade inferior ao tipo exportação, estão cada vez mais consumindo os grãos finos.

Na medida em que cresce a concorrência internacional, o Brasil passa a cuidar melhor da produção de café. De 2001 para cá, surgiu um mercado incipiente de cafés gourmets, que a cada dia mais ganham o gosto dos brasileiros. Segundo Herszkowics, no ano 2000, não era possível encontrar os cafés gourmet nas prateleiras dos supermerados. Atualmente há 104 marcas diferentes certificadas como gourmet.

Outro aspecto que mudou o consumo desta bebida foi que atualmente o café não está presente apenas no desjejum dos brasileiros, eles têm consumido essa bebida ao longo do dia de diversas maneiras. O café filtrado/coado divide seu espaço no paladar dos brasileiros com os cafés espressos, cappuccinos e outras combinações com leite, além de coquetéis acrescidos de café e bebidas alcóolicas. “Além disso, a bebida passou a ser consumida tanto no inverno quanto no verão”, afirma Edgard Bressani, presidente da Associação Brasileira de Café e Barista (ACBB).

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem