“O PALHAÇO”: A MAGIA CIRCENSE COM UMA DOSE DE REALIDADE



Eu faço todo mundo rir, mas quem é que vai me fazer rir?”. Essa é a pergunta que norteia o filme O palhaço, dirigido, escrito, produzido e protagonizado por Selton Mello. O longa entrou em cartaz nos cinemas brasileiros na última sexta-feira (28/10).
Na história, Benjamim (Selton Mello), o palhaço Pangaré, e seu pai Valdemar (Paulo José), o Puro Sangue, dirigem o Circo Esperança – o nome não poderia ser diferente, pois a missão de seus artistas é animar pequenas platéias nos interiores e pequenos vilarejos. A trupe de Benjamim é composta também por mágico, atores, dançarinas e aberrações.
O filme utiliza como cenário principal os “sertões” de Minas Gerais, em paralelo às cidades maiores como Montes Claros e Passos. Entretanto, todos os espetáculos acontecem em regiões mais pobres e são encenados para platéias pequenas, com no máximo 50 pessoas.
Os artistas cobram de Benjamim desde sutiãs maiores para uma das atrizes até o adiantamento de pagamentos para dois irmãos artistas que sempre contam uma história diferente sobre algum parente que se diz com problemas de saúde. Mas a situação financeira do circo não é uma das melhores, pois além de as apresentações serem para as pequenas plateias, os artistas precisam liberar entradas gratuitas para os prefeitos e seus familiares, das cidades por onde passam e ainda sofrer roubos por parte de Lola (Giselle Motta), dançarina da trupe, que tem um caso amoroso com Valdemar.
Por outro lado, o próprio Benjamin se faz outras cobranças, como ter uma carteira de identidade, um CPF e um comprovante de endereço. O sonho do palhaço na história era o de se sentir alguém especial. Sentimentos esses que poderiam ser despertados com a posse dos documentos, com um grande amor ou a satisfação de ter dinheiro suficiente para comprar um ventilador – e é essa uma das maiores buscas de Benjamim.
O palhaço se sente vazio, como se nada mais fosse capaz de despertar-lhe um sorriso. Sendo assim, ele mesmo acha que precisa ir atrás de sua felicidade, uma vez que sem sorrir ele já não conseguia mais arrancar risadas da sua platéia. E é exatamente isso que ele faz, sai busca de si mesmo.
Benjamim consegue os documentos, um emprego formal, vai atrás de uma possível amada (e acaba quebrando a cara) e compra o ventilador. Mas ele então percebe que não é isso que o faz sorrir. Ele sente que para sorrir precisa estar rodeado daqueles que ele ama e que o veem como uma válvula de escape – as gargalhadas da platéia, no caso. E volta para a trupe do Esperança, que vive uma situação bem melhor após a expulsão da dançarina por Valdemar. Ao voltar, Benjamim se sente, de fato, realizado. E descobre ainda um pouco mais sobre a felicidade.
Carregar o circo para as telonas não é uma tarefa fácil, mas Selton parece ter feito o caminho certo: a plateia solta gargalhadas durante todo o filme. E faz o silêncio comovedor perante as cenas de vazio e desespero de Benjamim.
O filme mostra o cotidiano dos artistas de circo, em que a felicidade é apenas momentânea e, às vezes, até mesmo forçada para alegrar a plateia. As dificuldades e a busca pela felicidade e satisfação são uma efervescência interna – não só para as trupes de circo, mas para todos os artistas, que devem fazer da vida uma arte incessante e cotidianamente, seja na dor, seja na alegria. O filme deixa clara essa filosofia de vida dos artistas. E mostra que as crises fazem parte do sucesso.
A trilha sonora de O palhaço (Plínio Profeta) é fascinante, pois além de ser totalmente circense, ora exaltante e excitante, ora desesperadora e misteriosa, se aproveita de músicas antigas do repertório de músicas brasileiras para utilizar suas letras como tradução de sentimento dos personagens em seus momentos de silêncio.
A sensibilidade do filme é de tirar o chapéu, ou melhor, a cartola. A direção de fotografia (Adrian Teijido), com cores vibrantes em momentos de alegria e jogo de sombras e tons cinza nas cenas de conflito interno de Benjamin são provas disso. Outra evidência é a brincadeira com os planos de fundo que sempre dizem algo a mais sobre os personagens. Em algumas cenas os artistas aparecem na frente de quadros de animais e, os chifres, somados às suas expressões faciais dão origem a novos personagens, desde cornos até unicórnios. Em outro momento, Guilhermina (Larissa Manoela), filha de dois artistas do circo, possui penas como fundo para simular asas e demonstrar sua essência angelical.
Outro fator que contribui para o bom desenvolvimento da trama é a escolha do elenco, que conta também com Teuda Bara, Álamo Facó, Cadu Fávero, Erom Cordeiro, Hossen Minussi, Maíra Chasseraux, Thogun, Bruna Chiaradia, Renato Macedo, Tony Tonelada, Fabiana Karla, Jorge Loredo Jackson Antunes, Moacyr Franco, Tonico Pereira e Ferrugem.
É o tipo de filme em que o espectador sai da sala de cinema, parafraseando Glauber Rocha, com o coração na mão e uma ideia na cabeça: a felicidade deve ser uma busca interna e eterna e não um estado de espírito. Afinal, nem mesmo os palhaços são alegres o tempo todo.



1 Comentários

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem