UBAMM É DESATIVADA EM ITAÚNA


Unidade Base de Atendimento Médico Municipal fecha 
as portas do mesmo jeito que abriu, sem muita divulgação

Por Larissa Moura

O projeto Unidade Base de Atendimento Médico Municipal, UBAMM, que funcionaria como apoio para a saúde pública em Itaúna, foi desativado neste mês. Ele tinha como objetivo reduzir 60% na demanda do Plantão 24 horas do único hospital da cidade, o Hospital Manoel Gonçalves. Porém, segundo o atual secretário de Saúde, Diógenes Vilela, a UBAMM não conseguiu atingir esta meta.
Com a promessa de aumento de capacidade nos atendimentos específicos dentro do sistema de saúde de Itaúna, completando os trabalhos dos postos de saúde, e atendimentos de qualidade 24 horas por dia para a população, a Unidade Base de Atendimento Médico Municipal foi inaugurada em 25 de agosto de 2010. Seu funcionamente no Posto Central foi pouco divulgado e a maioria dos itaunenses não sabia que diariamente, das 16h às 22h, e nos finais de semana e feriados, das 8h às 20h, podia contar com atendimento ambulatorial e consultas clínicas.
A divulgação ocorreu por meio apenas de um folheto que dizia o horário de funcionamento, a localização, e os principais casos de atendimento (dor de cabeça, de garganta, doenças respiratórias, vômito, diarréia) depois de mais de um mês de funcionamento. E o seu fechamento neste mês também foi velado. Muitas pessoas ficaram sabendo da desativação quando deram com a porta na cara ao procurarem atendimento e tiveram que recorrer ao hospital para se tratarem.
O fechamento da unidade tende a agravar o problema do acesso à saúde pública na cidade. As filas para atendimento pelo SUS no Hospital Manoel Gonçalves são enormes e o mesmo deixa a desejar. Na UBAMM a fila era sempre menor e os atendimentos rápidos e eficazes. Além disso, caso a situação não pudesse ser resolvida, no próprio preenchimento de ficha, ou no primeiro atendimento com o técnico de enfermagem, ou enfermeiro, a pessoa já era encaminhada ao hospital.
Segundo o secretário de Saúde Diógenes Vilela eram feitas na UBAMM entre 25 a 30 consultas/dia, número considerado pequeno em relação aos investimentos necessários para manter a estrutura. “O fechamento da UBAMM é uma medida em caráter experimental. Porém, nossa idéia é elevar para dez o número de consultas nos quinze PSFs de Itaúna e deslocar os profissionais de enfermagem para atuar no Pronto Socorro, fazendo triagem e ajudando nos atendimentos. Assim, esperamos diminuir o tempo de espera dos pacientes e dar mais agilidade ao atendimento no Hospital” explica.

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem