FUNEDI QUASE UEMG

Em visita ao campus da FUNEDI, universidade de Divinópolis associada a UEMG, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, apresentou o prazo para a estadualização da universidade.
  

 Andando pelo campus: Professor Gilson Soares, Deputado Federal Domingos Sávio, Secretário Nárcio Rodrigues, prefeito de Divinópolis Vladmir Azevedo, Deputado Estadual Fabiano Tolentino e welber skall, presidente do DCE - diretório central dos estudantes

Redação: Mariah Vianna
Edição: Renato de Faria

     Na manhã da última sexta-feira, 16, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, visitou o campus da Funedi/UEMG, com o objetivo de manter contato com professores, alunos e funcionários da instituição para esclarecimentos sobre lento processo da estadualização da associada da UEMG em Divinópolis. 
                 A Funedi foi uma das fundações que optaram por fazer parte da estrutura multicampi da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), criada pela Constituição Mineira de 1989. Em 1994, em consulta à comunidade acadêmica, a Funedi optou, definitivamente, por ser uma unidade da Universidade e, desde então, espera por uma decisão do governo que nunca saiu. No ano passado, durante a campanha para a reeleição, o governador assumiu o compromisso de, enfim, finalizar o processo de estadualização. Quem convenceu o então candidato Anastasia foi o então presidente do PSDB  de Minas, deputado Nárcio Rodrigues. Com Anastasia eleito, o governador colocou na pasta que cuida das universidades mineiras justamente Rodrigues.
             Durante a reunião, o Secretário falou sobre o prazo para que a universidade seja estadualizada. “Precisamos acelerar o processo de estadualização de outras três faculdades (em Campanha, Carangola e Diamantina) para evitar que elas fechem. O Estado entende que é importante investir na educação superior, e aquelas três fundações associadas estão passando por problemas financeiros. Por isso o processo de estadualização da FUNEDI vai demorar um pouco mais”, justificou.
            Questionado sobre o cronograma das atividades para a realização do processo, Nárcio fez um compromisso com os funcionários e alunos presentes na reunião. “Somente em 2014 a FUNEDI será estadualizada, pois embora seja uma universidade que já tem um patrimônio físico próprio, o que facilita o processo, temos de lembrar que se trata de um investimento para vida toda, e não de poucos anos. Por isso temos de finalizar os estudos financeiros para não prejudicar a universidade que tem ótimos resultados e todo o Estado tem conhecimento disso”, ressaltou o Secretário.
            Durante a reunião, professores levantaram algumas questões sobre a situação de docentes e funcionários com a estadualização e se as demais unidades da instituição (Abaeté e Cláudio, que também têm prédios próprios) também passariam por este processo. “Não é interessante para a instituição que somente uma unidade seja estadualizada”, disse o presidente da FUNEDI, professor Gilson Soares. O Secretário relembrou que “é compromisso do Governador Antônio Anastasia, desde o início do seu mandato, que todas as associadas a UEMG sejam estadualizadas e o Estado está no prazo para cumprir esta meta”.
            Além do secretário, estiveram presentes o prefeito de Divinópolis Vladmir Azevedo, o Deputado Federal Domingos Sávio, o Deputado Estadual Fabiano Tolentino, o Pró-reitor de Planejamento da UEMG, Giovânio Aguiar, além do representante do Deputado Federal Jaime Martins e representantes dos estudantes.

4 Comentários

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem