LINDOLDO FAGUNDES FALECE EM DIVINÓPOLIS

A terça-feira, dia 30 de agosto de 2011, tinha tudo para ser mais um dia comum para o teatro divinopolitano. Onde aconteceriam apresentações para as escolas durante o dia no Teatro Usina Gravatá, uma comédia em cartaz no mesmo local à noite e os encontros dos grupos e escolas de teatro da cidade. A manhã daquele dia, todavia, faleceu Lindolfo Fagundes, teatrólogo e fundador daquele que foi, por muito tempo, o único teatro da cidade de Divinópolis, o Theatron. Lindolfo também era escritor e membro da Academia Divinopolitana de Letras (ADL), onde foi presidente por dois mandatos.
 
 Lindolfo Fagundes faleceu na manhã dessa terça-feira em Divinópolis

Nascido em Andrelândia em 1936, José Lindolfo Fagundes também foi vice-prefeito de Divinópolis, empresário, professor secundarista e colunista em publicações da cidade, mas jamais deixou de lado a atividade cultural. Durante seus primeiros anos em Divinópolis escreveu diversos esquetes, dedicou-se ao trabalho no palco e ao radio-teatro, mas sempre idealizou a construção do espaço para teatro, que futuramente veio a ser conhecido como Theatron. Situado na região central de Divinópolis, Av. Primeiro de Junho quase esquina com a Rua Goiás, o Theatron funcionou por 18 anos até ser fechado definitivamente em 2007. A primeira peça exibida no teatro foi um texto de Lindolfo, “A Capela”, em outubro 1989.
José Lindolfo vinha sofrendo, nos últimos anos, com constantes internações em razão de problemas decorrentes da diabetes e hipertensão. Ele recebeu alta na manhã dessa terça-feira, mas teve uma parada cardíaca ao chegar à sua casa e foi levado novamente ao hospital, onde não resistiu e acabou falecendo. Sua morte deixa um vazio no cenário cultural da cidade. Vários artistas, que acompanharam ou são fruto das atitividades de Lindolfo Fagundes, compareceram ao seu velório – realizado no Cemitério Parque da Serra durante a tarde desta terça-feira. Seu sepultamento ocorrerá na manhã de 31 de agosto.

Por: Lucas Carrano e Renato Pereira

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem