TECNOLOGIA A SERVIÇO DO TRABALHO

     Cada vez menores, os computadores estão tomando conta das ruas. Sim! Das ruas. O que começou nos anos 80 com notebooks ou laptops continua hoje nos chamados smartphones e tablets como máquinas portáteis. Porém, mais do que simples aparelhos para comunicação, tais peças estão se tornando grandes ferramentas de trabalho. 

“São ferramentas que possibilitam agilidade e eficiência na transmissão de informações, o que é fundamental para o mercado de trabalho. Quanto mais objetiva, rápida e dinâmica for a sua rotina de trabalho, com o uso destes produtos, maiores serão seus resultados práticos”, diz Elias Costa, assessor de comunicação parlamentar e especialista em Comunicação Estratégica.
Aliás, tais “maquininhas” parecem ter sido feitas para o campo da comunicação. Profissionais da área como o assessor de comunicação da Prefeitura de Pitangui e estudante do 6º período de jornalismo da Funedi/Uemg, Ricardo Welbert, e o estagiário em gerenciamento de mídias sociais e estudante do 6º período de publicidade e propaganda da Funedi/Uemg, Gustavo Freitas, têm usado e abusado dos equipamentos portáteis para trabalhar.
Para Gustavo, mobilidade é a palavra chave: “Saio dos limites de 4 paredes do trabalho.” O estudante usa seu smartphone para monitorar e atualizar instantaneamente as redes sociais com as quais trabalha. Welbert também aproveita a internet em seu “computador de bolso”: “Adianto meu trabalho sem estar no escritório, acesso e-mail, atualizo mídias sociais, além de realizar pesquisas e me informar”.
Os três concordam que tanto notebooks, netbooks, smartphones ou tablets são grandes ferramentas para o campo da comunicação. “O profissional da comunicação precisa estar cada vez mais atualizado e atualizante, divulgando o tempo todo seu trabalho”, diz Ricardo Welbert.

Alessandro Mascarenhas utiliza seu tablet
             para enviar os resultados das consultas para clientes
Mas essas ferramentas não são exclusivas do profissional da comunicação. Um exemplo é o nutricionista Alessandro Mascarenhas que utiliza o seu smartphone para uso diário no trabalho. “Além de gostar muito de tecnologia, vejo a parte funcional dos equipamentos e hoje trabalho com meu galaxy prestando consultorias para clientes em nutrição esportiva. Utilizo-o também para meus estudos de  mestrado, planejamento de palestras e cursos que eu ministro”, explica Alessandro.

Com o fácil acesso a essas ferramentas por diferentes camadas sociais e a crescente utilização dessas tecnologias no trabalho, uma especialização é fundamental para o profissional, independente da sua área, uma vez que isso é cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. “Hoje, com um mercado de trabalho com alto nível de competitividade, o profissional acomodado vai pra cauda longa das carreiras profissionais, por isso é importantíssimo acompanhar as tendências, as inovações e se integrar a elas, agregando valor à sua formação pessoal e profissional. Elas é que farão a diferença na hora de se avaliar quem é e quem não é um bom profissional” avalia o especialista em Comunicação Estratégica, Elias Costa.


Por Juliana Faria e Marina Alves

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem