ONG DE DIVINÓPOLIS SE MOVIMENTA EM DEFESA À MATA DO NOÉ

Grupo Ação Renovadora realiza abaixo-assinado na cidade com o intuito de buscar a preservação da área

Com o objetivo de defender as causas ambientais, a ONG divinopolitana Ação Renovadora, ou simplesmente Grupo AR, foi fundada no ano de 1994. Já nessa época, uma das reivindicações era a preservação da Mata do Noé. A área que o grupo defende – que tem um mapa anexo no abaixo-assinado, começa no bairro Esplanada, margeando o rio Itapecerica e segue até o ribeirão Buritis - tem uma área de aproximadamente 390 hectares e diversas espécies de fauna e flora. A partir daí é que surgem as preocupações do Grupo Ar.
O presidente da Ação Renovadora, Wesley Ribeiro Avelar, conta que o grupo possui dez voluntários atuantes e luta pela preservação de áreas de preservação permanente, as APPs, matas ciliares, preservação do rio Itapecerica, suas nascentes e ribeirões. Recentemente, o que despertou atenção da ONG foi a preservação da Mata do Noé e, por isso, resolveram fazer um abaixo-assinado.
Especulações
O Grupo AR esteve no campus da Funedi UEMG recolhendo assinaturas
De acordo com Avelar, a ideia de colocar em prática o abaixo-assinado surgiu pelos rumores de que há projetos de loteamentos residenciais na área da mata. Segundo ele, a especulação mobiliária em Divinópolis é muito grande e, por isso, diz, um possível loteamento no local poderá gerar grande retorno monetário. O objetivo, segundo o presidente, é pressionar as autoridades a discutir sobre a área e buscar uma finalidade legal para ela. Avelar diz que este processo é necessário, pois no imaginário social, a Mata do Noé é considerada uma área de conservação ambiental legal, quando na verdade ainda não é . A Mata é uma propriedade particular, cuja proprietária se manifestou recentemente em resposta às movimentações do abaixo assinado, dizendo em entrevista à uma rádio local que nenhum ambientalista a procurou durante esse tempo para esclarecer a situação da sua área.
Para Avelar, o primeiro passo é garantir que a preservação aconteça. “Como preservar será discutido num segundo momento. Se for desapropriado, logicamente terá que indenizar o proprietário”, ele diz. Segundo ele, também há a possibilidade de ser implantada uma área de conservação ambiental ou um parque ecológico, com pistas de caminhada, ciclovias, dentre outras utilidades. “A gente acredita que com isso se pode ter até lucro, preservando”, pontua.
Justificativa
Segundo Avelar, em Divinópolis há muitos lotes vagos e, na opinião do grupo, não haveria necessidade de abrir novos loteamentos, tampouco em uma área como a mata do Noé. Ele enfatiza que o abaixo-assinado é bem claro ao dizer que a intenção da coleta de assinaturas visa ao bem coletivo. “Não temos nada contra os proprietários. Estamos, sim, buscando o interesse da coletividade. A gente acredita que é um patrimônio de Divinópolis e que a maioria da população quer que o local seja preservado”, explica.
Ainda de acordo com o presidente da Ong, em maio de 2011 foi firmado um TAC da Promotoria Alto São Vicente com a Prefeitura Municipal uma área de 130 hectares. “Esperamos três meses para receber o mapa delimitando este território e não nos foi apresentado para ver qual é essa área, se é uma APP, ou seja, 50 metros de mata ciliar do rio e as áreas de alagamento”, revela.
O grupo está percorrendo diversos locais da cidade,
com o objetivo de recolher 10 mil assinaturas
A importância da preservação
O abaixo-assinado pretende arrecadar 10 mil assinaturas no período de setembro a outubro. Além do ponto permanente em uma loja no centro da cidade, os voluntários também visitam escolas, feiras e eventos. O presidente da ONG explica que para assinar, a pessoa deve ser maior de 16 anos, com documentação e endereço.
Toda área verde que existe em uma cidade funciona como uma espécie de “pulmão” que favorece a melhoria da qualidade do ar, filtrando por meio das árvores as impurezas e partículas de poluição. Para a professora e coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Funedi-UEMG, Renata Bernardes, a preservação da mata, principalmente a área ciliar, é também importante para a manutenção do rio Itapecerica, que necessita com urgência de revitalização. “A Mata do Noé é muito importante para a nossa cidade porque trata-se de um fragmento de mata que contribui para o clima agradável de Divinópolis e funciona como um reservatório de diversidade, que pode ser fonte de espécies que podem recolonizar outras áreas que hoje encontram-se em processo de recuperação.”, afirma Renata.

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem