PROJETO DE LEI INCENTIVA DOAÇÃO DE SANGUE EM DIVINÓPOLIS

Doar sangue:um ato de solidariedade e cidadania
     O projeto de Lei aprovado no último dia 20 de setembro na cidade de Divinópolis tem por objetivo chamar atenção da população para a doação de sangue, um ato de solidariedade e cidadania. A necessidade de um banco de sangue é um problema que sempre preocupou os hospitais não só na cidade, mas em todo país. A possibilidade de ampliar o número de doadores é um beneficio que atinge toda a população. O projeto Praça Itinerante do Doador de Sangue surge para sanar essa necessidade de divulgação e trabalhar diretamente com a população.
    A Fundação Hemominas em Divinópolis é a responsável pelo banco de sangue da cidade e de toda a região. A demanda é grande e principalmente no período de frio há uma queda nas doações. Como as necessidades de transfusões sanguíneas nunca cessam, o estoque de sangue na unidade é prejudicado.
    Com o objetivo de prevenir esse problema, foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Geraldinho da Saúde (PR) quer agregar ao calendário oficial de eventos de Divinópolis o Praça Itinerante do Doador de Sangue. A proposta é que o evento seja desenvolvido junto a Secretaria de Saúde do município em parceria com pessoas jurídicas de direito público e privado.
    O objetivo do Praça Itinerante do Doador de Sangue é homenagear os cidadãos doadores habituais de sangue, incentivar a doação de sangue, divulgar a importância de doar sangue, divulgar junto à população as normas de vigilância sanitária que disciplinam a doação de sangue e divulgar os endereços de postos de coleta de sangue e outros aspectos de promoção da saúde. O evento será realizado em espaços públicos das diversas regiões da cidade, inicialmente com a implantação de tendas e com a fixação de murais de divulgação dos objetivos, promoção social com temas da área de saúde.
    Para o vereador Geraldinho da Saúde a intenção é incentivar a doação de sangue na cidade, buscar novos possíveis doadores, com a finalidade de abastecer os postos de sangue de Divinópolis, e reconhecer a boa ação de quem já pratica esse ato.
    Para que sejam definidas as datas do projeto, ainda é necessário que o Prefeito Vladimir Azevedo sancione a lei. Não é necessário, no entanto, lembra o vereador, esperar que as Praças Itinerantes comecem a funcionar: o cidadão que deseja contribuir deve procurar a Fundação Hemominas, localizada na Rua José Gabriel Medef, 221, bairro Padre Libério. A doação e feita de segunda a sexta no horário de 7h30 as 13h30, o telefone para contato é: (037) 3216 6514.
Por Maria Izabel e Vicente de Paula

Leia também: Mov imento Vai, doa

1 Comentários

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem