QR O QUÊ?

Você sabe o que é QR Code? Você pode não saber exatamente o que é, mas certamente já se deparou com esse “quadrado cheio de manchas pretas” em algum anúncio publicitário em uma revista ou em um jornal. Apesar de confuso no início, o QR (quick response) Code, que em português significa código de resposta rápida, surgiu para simplificar a transmissão de informações, como o próprio nome diz, de forma mais rápida e barata. O sistema funciona como um código de barras em 2D, e para usá-lo basta ter em mãos um celular com câmera e internet e fotografá-lo. Após a decodificação, o código pode ser convertido em um texto, um endereço de página na internet, uma imagem ou até em um número de telefone, dependendo das informações pré-estabelecidas na sua criação. Segundo o professor de Comunicação e Tecnologia da Funedi/UEMG, André Rabelo, “a tendência é que você utilize o QR Code para cadastrar telefones ou acesse um link na internet de uma maneira mais rápida”.
O QR Code foi criado em 1994 no Japão, pela empresa Denso-Wave, para identificar peças na indústria automobilística, mas foi a partir de 2003 que ele se tornou conhecido no mundo. Para André Rabelo, um dos contribuintes dessa popularização do QR Code seria a dupla pop britânica Pet Shop Boys. No clip da música Integral aparecem diversos QR Codes com links para diferentes sites, o que provocou a curiosidade dos fãs em descobrir o que seriam aqueles códigos. “Como a internet é uma rede mundial, aquela mania foi se multiplicando e num instante ela já estava dominando o mundo. E grandes marcas viram nisso um grande potencial, principalmente na publicidade, para atiçar a curiosidade do cliente”, acrescenta André.
Apesar de essa ferramenta ainda ser pouco utilizada no Brasil, ela já começa a ganhar espaço. Um exemplo é o metrô de São Paulo, que adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos usuários o acesso mais rápido ao conteúdo do seu site e até mesmo em peças publicitárias. Ele pode, contudo, ser utilizado de diferentes maneiras como, por exemplo, na televisão, jornais impressos, panfletos de pizzarias, outdoors e cartão de visitas. “No Brasil essa tecnologia ainda é pouco conhecida. Aqui em Divinópolis eu não tenho visto a utilização desses QR Codes, mas está aí um ótimo recurso a ser utilizado e que com certeza você vai atiçar a curiosidade dos seus usuários”, finaliza André Rabelo.
Curiosidade Atiçada
E atiçou.
Todo ano os alunos do Cefet de Divinópolis participam de uma gincana. Este ano a novidade foi uma tarefa extra criada pelo professor de Redação e diretor do campus Luiz Carlos Gonçalves envolvendo justamente o código de resposta rápida. “Ao colarmos os códigos pela escola sem qualquer aviso prévio, os alunos ficaram instigados e se sentiram desafiados.”, conta.
A tarefa consistia em decifrar os códigos espalhados, quem conseguisse deveria enviar uma mensagem sms para o número que estava codificado, o vencedor ganharia um pendrive de 4 GB.
O aluno Thales Venâncio Borges do 3º ano do curso de eletromecânica foi o primeiro a cumprir a tarefa. Para ele que já conhecia o QR Code, o segundo passo foi decodificar a criptografia utilizada. Descoberta a mensagem, foi só enviar o sms e pronto.
O estudante aprova o uso do código, “Eu acho fantástico, pois pode-se compactar informações de maneira tão prática e pelo que eu sei, ele já é muito adotado em países como Japão e já se vê muito presente, mesmo no Brasil, em algumas propagandas de revistas, apesar de ser pouco divulgado.” Já para o professor Luiz Carlos, o QR Code representa uma nova ferramenta, inclusive para a educação: “É interessante justamente porque lida com a curiosidade das pessoas e a interatividade. Essa tarefa também serviu como um teste, pois pretendemos usar o código em nosso material de divulgação, como uma forma de associar uma escola de ensino técnico a uma tecnologia nova. A escola ainda reluta em usar TV na sala de aula, mas precisa logo aprender a usar celular e internet, em vez de diabolizar essas ferramentas.”

Saiba mais sobre os QR Codes acessando os links abaixo:
Baixar o aplicativo: http://reader.kaywa.com/
Aplicativo para criar QR Code: http://qrcode.kaywa.com/

Por Juliana Faria e Marina Alves

2 Comentários

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem