DESCARTE ECOLÓGICO EM PITANGUI

Hoje em dia, quase ninguém vive sem um aparelho eletrônico. Seja no rádio, no celular, no relógio ou nos equipamentos domésticos, a mobilidade proporcionada pelo uso de equipamentos portáteis facilita bastante nossa vida. Mas será que sabemos usá-los sem prejudicar o meio ambiente? As pilhas e baterias que alimentam celulares, câmeras digitais, relógios e controles remotos contêm substâncias que podem contaminar o solo e a água, além de provocar vários danos à saúde, prejudicando os rins, o fígado e os pulmões. Em Pitangui, cidade a 61 km de Divinópolis, foi implantado um trabalho para descarte correto destes produtos. A ideia é simples e já rende bons resultados.
Criado pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), o projeto Papa-pilhas espalha coletores de baterias pela cidade. O presidente da entidade, Rui de Morais, explica os benefícios do descarte correto destes componentes. “Este projeto dá continuidade à coleta seletiva. Além do papel, do plástico e do vidro, pilhas também fazem parte do conjunto de materiais que, se forem descartados incorretamente, causam danos irreparáveis ao meio ambiente. O mercúrio que sai de dentro das pilhas pode contaminar o lençol freático”, explicou.

A reciclagem está presente, inclusive, na produção dos tambores usados na coleta. “Fizemos o reaproveitamento de tambores que eram descartados por empresas. Pintamos e transformamos estes tambores em papa-pilhas, sem custo adicional para o município”, disse Morais.

Os resíduos coletados são levados para o aterro controlado de Pitangui, onde ficam depositados em uma vala séptica, assim como já acontece com o lixo hospitalar. O local é revestido por concreto e não permite o contato dos componentes químicos com o solo.

A dona de casa Maria Elvira Bahia aprova a implantação dos coletores. “Ao trocarmos o telefone fixo pelo celular, assumimos com a máquina o compromisso de recarregar a bateria sempre que a energia acabar. Agora, precisamos firmar contrato com a natureza e descartar as baterias da forma correta, nos recipientes apropriados”, ensina.

Onde descartar

Em Pitangui, os coletores ecológicos estão instalados nas agências bancárias do Sicoob Credpit e Credicoop, Câmara Municipal, CVT, Sine e outros postos de saúde dos bairros Chapadão, São Francisco e Novo Lavrado.

Por Ricardo Welbert e Fábio Machado

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem