CASA VERDE SE CONSOLIDA COMO REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

      Localizada no Parque da Ilha, em Divinópolis, a Casa Verde Frei Paulino abriga um espaço multiciplinar, interativo, com o objetivo de formação e informação sobre educação ambiental, elaboração de projetos e proposição de ações na área. Entre eles, se destacam as visitas monitoradas de alunos da rede pública de ensino de Divinópolis e de outros municípios da região. Em 2010, mais de 10 000 alunos passaram pelo local e puderam conhecer árvores africanas e indianas, espécies em extinção - como o Pau Brasil -, além de participar de uma trilha na qual puderam entrar em contanto com plantas como canela e urucum, típicas em nossa culinária.

       O projeto Reciclando é fruto de uma parceria com a Gerdau. Em troca de sucata ferrosa, são oferecidas mudas de árvores. No período da tarde, alunos podem ter acesso à internet e a uma biblioteca para estudos e pesquisas, acompanhados por orientadores. “Recebemos um número grande de alunos aqui”, esclarece a coordenadora da Casa Verde, Sônia Diniz.

      A população também pode se alongar. Às 7h, começam os exercícios físicos com professor de Educação Física e dicas de alimentação mais saudável. Ainda segundo Diniz, a a instituição desenvolve assessoria às pessoas que desejam plantar árvores no passeio em frente às suas casas. Isso, segundo ela, é importante para que não sejam plantadas árvores que posteriormente precisão ser retiradas do local, por ser inapropriada para o espaço urbano. “Temos acesso a dados que comprovam que uma grande parte da população sofre com problemas relacionados a árvores. Elas estouram calçadas e causam grandes transtornos. Queremos ensinar a plantar árvores certas nos lugares certos”, finaliza a diretora.

Por Fábio Machado e Ricardo Welbert

1 Comentários

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem