Projeto da FUNEDI/UEMG discute relação entre família, comunidade e centros municipais de educação infantil-CEMEI
Por Cristiane Lopes e Mara Gontijo
Propiciar à criança um ambiente alfabetizador no qual ela seja o sujeito ativo e essencial para sua própria formação e crescimento. Alterar a idéia de que meninos e meninas só seriam alfabetizados no ambiente escolar e com o auxilio de professores. Difícil? Talvez não. Foi a partir deste foco que a FUNEDI/UEMG desenvolveu, em 2008, um projeto que estuda a relação entre família e comunidade dentro do contexto dos Centros Municipais de Educação Infantil, os CEMEI'S.
Foram escolhidos sete CEMEI'S para serem estudados. Alunas estagiárias estabeleceram os contatos, fizeram entrevistas com os pais e comunidade, intervenções e dinâmicas com professores e alunos. Dulce Maria, Coordenadora do projeto, reforça a importância de manter um contato entre família, educadores e comunidade. "A escola, quando valoriza a cultura da familia, valoriza a escola e a criança aprende também a valorizar tanto a escola como a familia."
Para encerrar o projeto, em um dos centros houve, no CEMEI Isaura Ferreira do Bairro São José, um evento com apresentação de teatro, música e dança. Alunas de enfermagem e fisioterapia pesaram e medirem as crianças. Além disso, profissionais fizeram cortes de cabelo gratuitamente para quem estava presente.