A fé dos Homens

Por Kennedy Dias
Há 52 anos a cidade de Itaúna passava por um dilema cristão. Três meninos disseram ter visto a imagem de Nossa Senhora em uma gruta perto do bairro de Lourdes. A história local oficial (documentos de tombamento da secretaria da cultura e do patrimônio histórico cultural da cidade) conta que, logo após os garotos terem revelado para sua família e está ter espalhado a notícia, começou uma explosão de fé, em que as pessoas rapidamente se reuniram em torno da gruta para orar. Mas nem todos naquela época acreditaram no fato, pelo contrário, não queriam nem saber, para eles era uma grande invenção desses garotos.
Sr.Ovídio, mais conhecido como Ovídio da Farmácia, era uma dessas pessoas que não deram crédito as aparições e durante alguns meses nem mesmo a curiosidade de ir ao local onde supostamente a santa de Itaúna tinha aparecido. Até que um dia, no mesmo ano quem que ocorreram as visões, o dono da farmácia resolve fazer uma vista à gruta tão falada na época, mas como várias pessoas já estavam voltando ele resolveu não chegar até o fim de sua estrada, como conta os documentos de tombamento histórico cultural do local.
Nesses mesmos documentos estão os relatos desse homem que viria a ser o personagem principal dessa tão pouco divulgada história católica. Tão pouco divulgada que o bispo da região, Dom José Belvino, prefere que as pessoas descubram por si só Nossa Senhora de Itaúna, posição estranha se levarmos em consideração a história das aparições marianas. Tirando o fato de que a diocese do Centro-Oeste não quer a divulgação da santa, o bispo ainda disse que foi o Sr. Ovídio que viu a imagem pela primeira vez contrapondo a versão das autoridades – inclusive eclesiáticas - da época, pois o documento foi redigido no dia primeiro de maio de 1990, dia do trabalho, fato que também deveria ser santificado e dado com milagre mariano.
Fora esses trâmites entre a igreja e as autoridades sociais culturais, o fato é que Sr.Ovídio voltou à gruta naquele mesmo ano e dessa vez chegou até o fim. Muito religioso, pediu para que, se o fato narrado fosse verdadeiro, ele tivesse também a visão. Mas para sua surpresa não só teve a visão, como a santa, segundo seus relatos, lhe revelou dois segredos. Um deles, o mais comum, prega contra o paganismo e pede ajuda pela salvação de todos; já o outro é bem mais catastrófico e por esse mesmo motivo não é aceito nem comentado pela igreja.
Mesmo com todas essas contradições e segredos registra-se que todas as quartas na gruta da santa se reúnem mais de mil homens para orar pela Nossa Senhora. Segundo Dom José o numero de homens já chegou a 1300 em um só dia (registre-se: Itaúna é uma cidade com cerca de 80 mil habitantes.
Considerando que há uma correspondência entre os números do IBGE para o Brasil, o número de homens adultos na cidade é de cerca de 25 mil pessoas). Uma verdadeira romaria diária - e isso é bom para que eles fiquem em paz com Deus e com suas famílias. Ou seja, com divulgação ou não, o importante é evangelizar.

Post a Comment

Comente essa matéria

Postagem Anterior Próxima Postagem